PT
BR
Pesquisar
Definições



imunidade de grupo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
imunidadeimunidade
( i·mu·ni·da·de

i·mu·ni·da·de

)


nome feminino

1. [Direito] [Direito] Privilégio ou isenção de encargos.

2. [Direito] [Direito] Prerrogativa de que gozam algumas pessoas devido às suas funções ou ao desempenho de alguns cargos (ex.: imunidade diplomática; imunidade parlamentar).

3. [Medicina, Veterinária] [Medicina, Veterinária] Propriedade de um organismo vivo que tem mecanismos de defesa contra determinados elementos, geralmente patogénicos, o que lhe permite, por exemplo, ficar isento de determinada doença.


imunidade de grupo

[Medicina, Veterinária] [Medicina, Veterinária]  Forma de protecção e de controlo em relação a uma doença infecciosa que se obtém quando parte significativa de uma população fica imune, quer através de vacinação, quer através da exposição à doença.

imunidade de rebanho

[Medicina, Veterinária] [Medicina, Veterinária]  O mesmo que imunidade de grupo.

etimologiaOrigem etimológica:latim immunitas, -atis, liberdade, isenção.

Auxiliares de tradução

Traduzir "imunidade de grupo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.